DAO é sigla para Decentralized Autonomous Organization ou Organização Autônoma Descentralizada, termo que designa uma entidade GOVERNADA por uma comunidade online cujas regras são definidas através de contratos inteligentes, registrados na blockchain.
Em outras palavras DAO é um grupo de pessoas que se juntam de maneira online e por isso, descentralizada já que cada representante se encontra geograficamente afastados fazendo-se necessário do uso de tecnologias para operacionalizar as demandas do grupo.
UMA REDE DESCENTRALIZADA É MAIS SEGURA
WEB1.0
Todos os nós estão conectados por uma autoridade
WEB2.0
Cada nó é independente e conectado entre si
WEB3.0
Sem servidor de autoridade única que controle os nós. Todos têm entidades individuais.
A Tecnologia que torna essa gestão viável é a BLOCKCHAIN. De maneira bem resumida, Blockchain é uma tecnologia que permite registrar uma informação em um banco de dados em nuvem de maneira transparente, confiável, imutável e por tanto, extremamente seguro. O fato de funcionar de maneira totalmente autônoma sem a figura do elemento humano, torna o sistema anti-corruptivo e por isso, confiável. Essas características usadas pelo protocolo do BITCOIN (Primeira geração de blockchain) geraram o ambiente favorável para a criação dos SMARTS CONTRACTS pela ETHERIUM (Segunda geração de Blockchain), contratos registrados em nuvem com caráter imutável eliminando a necessidade de um terceiro elemento para validar, já que ele é substituído pelo uso de uma tecnologia P2P (PEER-TO-PEER).
Desse modo, uma rede de Blockchain é uma tecnologia que obedece um conjunto de regras (protocolo) já escritas no código. Logo, cada rede Blockchain faz uso de diferentes regras (protocolo); E quem decide sobre como essas regras vão funcionar são, as pessoas DAO. O que nesse sentido, confere PODER sobre a decisão de como uma tecnologia deve funcionar, assim essa tecnologia possui a propriedade da GOVERNANÇA.
É por isso que toda DAO é governada por um token. Qualquer pessoa que compre e detenha esses tokens, chamados tokens de governança, ganha a capacidade de propor ou votar em assuntos importantes diretamente relacionados à DAO, ou seja você vira “dono” como um poder proporcional ao número de tokens.
tokens de governança
De acordo com a CHAINALYSIS, entre as 10 maiores DAOs, não existe distribuição de poder alguma: 1% de todos os holders são detentores de 90% de todos os tokens de governança que envolvem VOTE POWER, resultando em um sistema que perpetua a lógica do poder tradicional. Uma DAO deveria gerar impacto social e financeiro na vida de seus membros, por isso, é urgente implementar ações que sejam inclusivas para minorias. Clique aqui para entender como vai funciona o VOTE POWER da SISDAO.