UMA DAO DE MULHERES EMPREENDEDORAS

COMO FUNCIONA O PODER DE VOTO NA SISDAO?

 As DAOs [organizações autônomas descentralizadas ] são construídas em cima de um rede blockchain que permita a habilitação de contratos inteligentes [Smart Contracts].

Essas organizações descentralizadas, NÃO possuem BOARD (Estrutura tradicional com hierarquia de poderes), por isso, em estruturas DESCENTRALIZADAS quem CONTROLA são MEMBROS que devem obedecer regras que ao serem votadas, são codificadas e gestada pelo software.

COMO SE ASSOCIAR A UMA DAO?

1- Associação baseada em token.

2- Associação baseada em compartilhamento.

O QUE SÃO TOKENS DE GOVERNANÇA?

Tokens de governança são contratos inteligentes que te dão o poder de votar sobre o que deve ser feito e como deve ser feito em organizações descentralizadas. Supostamente, isso deveria garantir algum tipo de democracia, no entanto quando o poder do token está submetido a quantidade de valor que eles valem, quem tem mais, manda mais.

Na teoria de quórum baseado em tokens para aprovar uma proposta  um certo número de membros da DAO deve participar do processo de votação. Se o limite for atingido, a decisão mais votada ganha. Caso, não atinja o limite mínimo de votação a proposta falhou e por tanto, não é contemplada.

Para não cair no problema de baixa participação dos membros em votação fixamos um quórum pequeno, de 21 membros, porém que contemple todas as expertisses necessárias para a gestão e administração dos fundos e dos negócios, no momento nossa govença não se baseia em tokens, e, por isso o poder de voto é de 1.  Essa estrutura visa já se esquivar de problemas recorrentes em algumas DAOS, que mesmo incentivando pessoas da comunidade ou detentores de poucas quantidades de tokens a votar nas propostas a tokenização do poder tende a desenvolver caráter político. Isso quer dizer, que membros podem:

  • Permanecer inativos com finalidade de prejudicar a proposta.
  • Não se interessar pela proposta em si.
  • Manipular a votação subornando outros

 

MAIORIA RELATIVA PERMITIDA

Em um mecanismo de votação DAO de maioria relativa permitida, o fator decisório é quantos eleitores votaram ‘a favor’ e ‘contra’ uma proposta. Ou seja, não há exigência de voto mínimo. Isso quer dizer, que até mesmo um membro pode ser o único participante na tomada de decisões.

O processo é direto, tornando-o mais rápido e menos custoso. No entanto, o mecanismo permite que um único membro do DAO ganhe muito poder e escolha como gerenciar os fundos da DAO. Por isso, a SISDAO optou por usar esse tipo de votação para a submissão de propostas pela comunidade. Para então serem votadas em um segundo momento pelos 21 membros da DAO, garantindo controle das finanças. 

 

VOTAÇÃO QUADRÁTICA

Nesse tipo de votação se busca valorizar o voto através do poder aquisitivo de seus membros. Desse modo, os membros podem votar repetidamente em uma mesma proposta, onde o custo do voto é o quadrado do número de votos que um membro deseja adquirir. Por exemplo, se um único voto custa um token, dois votos custam quatro tokens e três votos custam nove tokens. Isso permite que os membros mostrem o quanto acreditam em uma proposta, especialmente nas decisões pelas quais são fortemente apaixonados. Este modelo de votação oferece uma solução para os riscos de votos de maioria relativa e mostra claramente o quão forte é a opinião da comunidade DAO em determinados tópicos. No entanto, a participação de uma identidade falsa no processo de votação pode levar a resultados injustos, razão pela qual a prova de identidade é uma necessidade fundamental na votação quadrática.

 

VOTAÇÃO POR CONVICÇÃO

A moeda de PODER do voto aqui é o TEMPO, de modo que seus membros podem votar em diferentes propostas em andamento. Quanto mais tempo seu voto permanecer o mesmo, mais forte se torna o poder do voto. O aumento do utilitário de votação diminui gradualmente à medida que se aproxima cada vez mais de um ponto máximo definido. Os eleitores podem fazer alterações em seu voto a qualquer momento, caso em que a utilidade de voto de seu voto anterior acabará diminuindo. Esse mecanismo é uma ótima maneira de mostrar como os eleitores estão interessados ​​em uma proposta e em como suas opiniões são influenciadas por fatores internos ou externos. Não há necessidade de maioria de votos para aprovar uma proposta, mas as crenças da comunidade estão no centro da tomada de decisões. Também é uma maneira eficiente de eliminar os riscos de novos membros DAO ganharem muito poder no protocolo DAO.

Por outro lado, o mecanismo requer um tempo significativo para que um veredicto seja alcançado, tornando-o inadequado para DAOs que precisam de decisões urgentes. É provável que, se o voto por convicção for adotado por mais DAOs, ele possa ser usado em combinação com outro mecanismo mais rápido.

 

CONSENSO HOLOGRÁFICO

O mecanismo de votação DAO de consenso holográfico é projetado para filtrar e focar a atenção nas propostas que têm maior probabilidade de serem aprovadas em um DAO. Este modelo de votação visa resolver o problema de escalabilidade-resiliência de governança em organizações descentralizadas. De acordo com o mecanismo, os membros podem prever se uma proposta será aprovada ou reprovada e apostar naquelas que eles acreditam que serão bem-sucedidas usando tokens. Se a previsão estiver correta, o preditor recebe uma recompensa na forma de fichas e, se falhar, perde as fichas. Em última análise, isso permite que um pequeno grupo de membros do DAO ajude a apresentar as crenças da maioria. E embora o mecanismo possa ser bem-sucedido em expandir a escalabilidade e reduzir as chances de ataques, já que propostas ilícitas precisam ser financiadas, um protocolo de votação desse tipo pode ser financeiramente exigente e difícil de adaptar e manter a longo prazo.

 VOTAÇÃO MULTISIG

A votação Multisig é um mecanismo de votação DAO destinado a criar um equilíbrio entre a autoridade central e a descentralização em uma organização. Nesse modelo, os membros do DAO têm o poder de sinalizar propostas, enquanto um comitê centralizado e predeterminado executa a votação da proposta sugerida. Este modelo é um dos mecanismos de votação mais rápidos e pode ser apropriado em casos onde uma ação urgente é a chave para a sobrevivência do DAO. No entanto, há riscos de a autoridade centralizada tirar proveito de sua posição e votar de uma forma que agora seja do interesse da maior parte da comunidade DAO.

DEMOCRACIA LÍQUIDA

A democracia líquida ou delegação de votos compartilha os princípios fundamentais da democracia política. Nesse caso, um DAO designa especialistas para participar de um eleitorado que tem o poder de tomar decisões em nome dos membros do DAO. Os membros delegam seus votos a especialistas de confiança de sua escolha, que estão mais bem preparados para tomar as decisões corretas sobre o futuro do DAO. Essa abordagem é mais centralizada do que alguns dos outros métodos, mas, para combater isso, os membros do DAO têm o poder de transferir a delegação a qualquer momento e atribuir novos participantes ao eleitorado. Os benefícios dessa forma de mecanismo de votação do DAO são que é provável que decisões melhores e mais informadas sejam tomadas no melhor interesse do DAO. No entanto, como acontece com as democracias políticas com as quais estamos familiarizados em nosso mundo, o suborno e a corrupção podem manipular a tomada de decisões.

NEM UM NEM OUTRO

DAOs ainda são uma forma relativamente nova de entidade e, como tal, nenhum mecanismo de votação provou ser totalmente eficiente. Embora cada modelo de votação tenha suas vantagens para determinados tipos de DAOs, ainda há vários desafios importantes que exigem atenção. À medida que a tecnologia blockchain continua se desenvolvendo e as organizações autônomas descentralizadas se tornam mais populares, é provável que veremos novas formas de mecanismos de votação DAO ou talvez diferentes modelos de votação combinados para oferecer uma solução bem-sucedida.